Oi!!! Tô aqui, na pressão, como sempre. Achei ótima toda essa discussão. Conseguimos trazer a conversa para o papel e aprimorarmos ainda mais, bem legal. Seguem minhas observações em.......laranja!! (rs)...Ah, a coisa está tomando forma, acho legal consolidarmos para montar os tópicos do projeto, para apresentarmos na aula....cada um pode pegar uma parte para falar e tal...fiz uma sugestão de defesa nas minhas observações, leiam, pf.
Abcs!!
Rafael
Olá gente!
Já fui comentando o e-mail do Johnny no próprio texto dele!
Estou vendo que organização e poder de síntese é coisa de jornalista!!! :)
Beijão
Rossana Beck
2009/2/8 Johnny Soares <johnnysoar@gmail.com>
Pessoal,
Como prometi, seguem os tópicos que devemos pensar e escrever para montar nosso projeto. O ideal é que cada um de nós escreva/defenda o projeto para que, depois, possamos formatar um texto único. Ou seja, todo mundo escreve sobre tudo, dá sua contribuição e, depois, um dos nossos 3 jornalistas compila e faz um texto só/final.
Com a visão de cada um, o trabalho ficará mais enriquecido.
À noite, vou scannear algumas matérias que já consegui e envio para colocar no Blog. Estou escrevendo da casa da minha irmã pois hoje é niver da minha mãe (em São Gonçalo).
Vamos lá:
NOME DO PROJETO: (a princípio, pensamos em deixar 2POS, porque o PH curtiu esse nome... mas é preciso defendê-lo, caso venhamos a ficar mesmo com ele. É preciso argumentar ou criar outro nome). É preciso averiguar se existe registro desse nome no site www.registros.com.br Não sei bem se é esse o endereço. O PH mostrou em sala o caminho.
O link é http://registro.br/ e www.2pos.br encontra-se disponível. Falta o ok de todos para cadastrarmos! Penso que a defesa seria o fato de 2pos = to pós = para pós (traduzido) ou seja o que tem ali é conteúdo para pós qq coisa, ou seja pós o colégio, pós a faculdade, pós a aula, entende-se então que o que vai encontrar ali é o q te dará suporte para o estudo particular, independente. E aí, cola esta defesa?!
ACHEI ÓTIMA A DEFESA. POR MIM, O NOME ESTÁ APROVADO E PERFEITO. MAS, PRECISAMOS OUVIR O RESTO DO GRUPO.
O NOME É ÓTIMO E ESTÁ APROVADO. MEU RECEIO É A PALAVRA ‘PÓS, E RESTINGIR DE ALGUMA FORMA O NOSSO PÚBLICO.
OBJETIVO DO PROJETO: a que se pretende o site. Já escrevi algumas coisas no email anterior que podem ser usadas. O que pretendemos com o site criado.
Pretendemos fornecer material e suporte para que o usuário consiga não apenas complementar o conhecimento adquirido no curso que esteja fazendo (facul, colégio, curso, pos) como também adquirir novos conhecimentos.
SHOW, ROSSANA. OBJETIVO ESTÁ CLARO E SIMPLES. PODEMOS INCLUIR TAMBÉM QUE NOSSO OBJETIVO É DIFUNDIR DE FORMA AMPLA, ÁGIL, FÁCIL E MODENRA CONHECIMENTO... DISSEMINAR CULTURA/EDUCAÇÃO (NUM DISCURSO MAIS SOCIALMENTE RESPONSÁVEL).
Isso, é importante vendermos a idéia de disseminar informação e cultura para conseguirmos apoio governamental e corporativo em geral. Bela porta de entrada
PERTINÊNCIA: explicar porque o projeto é interessante, qual sua pertinência. Aqui é a parte da fundamentação, defesa do site, mostrar que é algo diferente, inusitado, que possui demanda...enfim, temos que provar que o projeto vale a pena. "Vender" a idéia do site.
O projeto vale a pena pq vai otimizar tarefas, poupar tempo e dinheiro do aluno, organizar a vida dos professores e também dos alunos, valorizar o trabalho dos autores (trazendo a "xerox" para a legalidade) e ser econômico para as editoras.
SHOW! A QUESTÃO DE TRAZER O ACESSO AOS CONTEÚDOS PARA A LEGALIZAÇÃO E, QUEM SABE, ATÉ AJUDAR CAUSAS EM PROL DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS (INCLUSIVE A INSERÇÃO DIGITAL) PODE SER O GRANDE BARATO DESTE PROJETO. DESTA FORMA, PODEMOS CONSEGUIR APOIOS DE OUTRAS ENTIDADES.
Esse é o fio da meada!
COMO UTILIZAR: explicar de que forma será utilizado o site: como as pessoas acessam, como pagam pelos serviços, como se cadastram, como será feita a parceria com as editoras, com as universidades, com os autores. Como os usuários irão receber os capítulos ou livros que comprarem, etc.
Como pagam: pode ser feito de duas formas: 1) PRÉ-PAGO por cartão de crédito ou débito via web. Sendo que ele pode pagar apenas o que está solicitando ou fazer um saldo para futuras solicitações. 2 ) PÓS-PAGO. Acho que esta opção só será possível na entrega delivery. O modo de recebimento do produto tb acontecerá de duas formas: 1) VISUALIZAÇÃO APENAS PELA WEB. Neste caso o valor a ser cobrado é mais barato, ou não cobra-se um valor por página mas sim uma mensalidade sem limites de páginas. Temos que oferecer algum benefício para que a pessoa prefira visualizar pela net. 2) IMPRESSÃO DO ARQUIVO, sem a opção de download. Já as parcerias....
ACHO QUE A ENTREGA DELIVERY É COMPLICADA, EM TERMOS DE LOGÍSTICA E CUSTOS. TEMOS QUE DISCUTIR BEM ISSO ANTES DE PROPOR EM SALA. NA PRÁTICA, COMO ISSO IRIA OCORRER? QUANTOS ENTREGADORES/MOTOBOYS TERÍAMOS QUE TER PARA ENTREGAR OS IMPRESSOS NAS CASAS, FACULDADES, TRABALHOS DAS PESSOAS... O SERVIÇO DE DELIVERY NÃO É FÁCIL. HÁ UMA SÉRIE DE QUESTÕES ENVOLVIDAS, QUE ENVOLVEM CUSTOS ALTOS: SEGURO DO MOTOBOY, TEMPO DE ENTREGA, NÚMERO DE PEDIDOS... TENHO UMA MATÉRIA QUE FALA SOBRE UMA LOJA DE ENTREGA DE FLORES E O GRANDE CALCANHAR DE AQUILES ERA A ENTREGA. E VEJAM: OS PEDIDOS ERAM MUITO ALTOS, MAS OS PREÇOS COBRADOS TAMBÉM.
ACHO QUE, DE INÍCIO, NÃO DEVEMOS PROPOR A ENTREGA PESSOAL DO MATERIAL. TEMOS QUE SER ADVOGADOS DO DIABO E PENSAR NAS POSSIBILIDADES DE "MERDA" QUE ISSO PODE GERAR PARA O NEGÓCIO. AFINAL, ESTAMOS FALANDO DE UMA EMPRESA QUE TERÁ FUNCIONÁRIOS.
IMAGEM SE UMA PESSOA QUER APENAS UM CAPÍTULO DE 10 PÁGINAS E PEDE PARA ENTREGAR... A PARTIR DE QUANTAS PÁGINAS A ENTREGA SERIA FEITA. O ENTREGADOR SUBIRIA MORRO OU ÁREAS DE RISCO (QUAIS NÃO SÃO NO RIO?)... SE FOR UMA SEMANA DE TEMPESTADE... HAVERÁ ENTREGA.... SE OCORRER ALGO COM O ENTREGADOR E O USUÁRIO NÃO RECEBER O MATERIAL PELO QUAL PAGOU?
VAMOS QUEBRAR A CABEÇA... OU TIRAR ISSO COMO OPÇÃO, PELO MENOS NESTA PRIMEIRA FASE DO PROJETO.
DE INÍCIO, SUGIRO QUE NÃO TENHAMOS A OPÇÃO DE ENTREGA DELIVERY.
Não vejo problemas quanto à entrega de livros. Temos a barganha de sermos mais baratos e livro todo mundo entrega, repassamos os custos para o cliente. Agora, quanto aos textos e capítulos, somente o download...essa idéia cai então!!
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO: qual será a estrutura do site, de que forma ele poderá ser "amigável", que seções apresentará...
Com as referências que postarei no Blog podemos ir pensando mais sobre isso. Eu penso em já ir fazendo e bolando um layout com a arquitetura do site e seu visual. Caso não importem-se! Vou apresentando para vcs no decorrer para irem aprovando, criticando e opinando..
NINGUÉM MELHOR DO QUE VOCÊ, QUE É ARQUITETA, PARA MONTAR A ARQUITETURA DO SITE (SEM TROCADILHOS). VISUALMENTE, ACREDITO QUE VOCÊ FARÁ UM TRABALHO MELHOR DO QUE QUALQUER UM DE NÓS. PELO MENOS, MUITO MELHOR DO QUE EU.
EU NÃO SEI MEXER EM NENHUM SOFTWARE VISUAL (COREL, PHOTOSHOP, INDESIGN...)
POR MIM, É CONTIGO MESMO!!!
Um raff já estaria de bom tamanho para apresentarmos e rediscutirmos. Sei algo desses programas, mas longe de ser um expert!
EQUIPE (STAFF): para o projeto (temos que fazer um exercício de estimativa/projeções) quantos funcionários ou parceiros serão necessários. Por exemplo: quantos webdesigners? quantos operadores? quantos profissionais da área comercial? quantos entregadores? quantos profissionais para digitalizar os livros/capítulos.... enfim, qual vai ser a estrutura real, física e de pessoal que dará suporte à existência do site e de seus serviços. Nã é para ser um Plano de Negócios, com valores... nada disso. Apenas um "rascunho", um pensamento de como essa empresa/site seria estruturada em termos de pessoas. PUTS! :)
POIS É. TEMOS QUE PENSAR EM QUANTOS FUNCIONÁRIOS OU FREELANCERS TEREMOS PARA ESTA EMPRESA.
POSSO CITAR QUE TEREMOS QUE TER:
01 PROGRAMADOR/OPERADOR DO SITE
01 ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO PARA CUIDAR DOS TRÂMITES LEGAIS/ETC
01 COMERCIAL PARA CUIDAR DA PROSPECÇÃO DE PUBLICIDADE/AÇÕES
01 CONTATO PARA FAZER A INTERFACE COM AS EDITORAS/AUTORES/UNIVERSIDADES
01 GERENTE DE PRODUTO/COMUNICAÇÃO PARA CUIDAR DA IMAGEM/AÇÕES DO SITE
01 DIGITALIZADOR PARA FAZER A TRANSFERÊNCIA DOS ARQUIVOS EM TEXTO PARA ARQUIVO DIGITAL (QUANDO ESTES NÃO EXISTIREM)
01 PROFISSIONAL RESPONSÁVEL POR ENVIAR OS ARQUIVOS PARA OS E-MAILS DOS USUÁRIOS PAGANTES/ASSINANTES
NO MOMENTO, FOI O QUE PENSEI... SUGESTÕES?
Para começar é por aí mesmo, imagino. Acho que falta enquadrar a gente no expediente, o que cada um vai fazer no job, funções!
PESQUISA (BENCHMARK): referências de outros sites parecidos (Amazon), no Brasil e no exterior, matérias, experiências outras....enfim, tudo que possa somar ao trabalho. Colar no blog as imagens e matérias... pesquisar a questão do universo acadêmico e editorial. Rafael conhece bastante sobre esse mercado.
Tudo o que está listado acima irá servir para montar um RELATÓRIO DO PROJETO. É disto que o PH precisa. Um documento que apresente, de forma didática e clara, quais sãos os objetivos do site, a finalidade, as metas. Missão, visão e valores deste negócio/empresa.
Ele havia dito que queria propostas que saíssem da "caixa". Ou seja, fugir do esquema "site de informações", "portal de informações" pura e simplesmente.
Ok, conheço o mercado editorial, as negociações, desde o autor ao ponto final. Queremos é oferecer o mesmo produto ao cliente, mas de maneira mais fácil e com um preço menor. Basicamente eliminando as porcentagens da distribuição e da livraria, o que dá 50% ou mais do valor da obra. Posso fazer um texto sobre mercado editorial, defendendo (bem) a nossa idéia! Poderia ficr co essa tarefa já pra sábado, entregaria na sexta-feira de manhã.
Quanto às referências em sites, nacionais e estrangeiros, Alguém se candidata?! Que tal??!
PESQUISA COM O TARGET: ontem, conversei com 3 amigas universitárias e expus a idéia do site. Elas acharam muito bacana e disseram que teriam interesse em comprar os capítulos pelo site desde que os preços fossem mais em conta do que a quantia que costumam gastar com xerox. Uma delas disse que ja´gastou mais de R$ 50,00 numa semana com apenas uma disciplina, tamanho o número de xerox que precisou fazer.
Acho que seria válido criarmos um questionário/pesquisa para enviarmos aos nossos contatos e confirmarmos a aceitação do serviço por parte do público-final: os estudantes universitários.
Minhas amigas relataram alguns dos problemas que enfrentam nas cópias de xerox de universidades:
1) O texto colocado na pasta do professor é roubado por algum aluno, prejudicando os demais.
2) Partes do texto são arrancados por alguns alunos.
3) O local da xerox está cheio, confuso e o aluno perde tempo esperando ser atendido ou tem que voltar ao local para pegar o capítulo que mandou copiar.
Observação: uma amiga disse que na Estácio, há alguns professores (poucos ainda) que, além de disponibilizar o texto em uma pasta com o nome, também colocam o arquivo do texto numa página na internete ou intranet da universidade para que o aluno tenha as duas possibilidades de acesso. Temos que analisar como lidar com isso.
Elas comentaram que um dos públicos que deve ser muito trabalhado para que o projeto dê certo são os professores. Acham que podemos enfrentar alguma resistência por parte deles. Temos que averiguar isso. Eu acho que os professores irão se amarrar pois será uma possibilidade de organização do próprio material deles, claro que tem aqueles que irão resistir por não saberem utilizar o computador e seus recursos, mas aí devemos fornecer na hora da parceria um suporte técnico sem custo adicional algum! Lá no fundão acontecia a mesma coisa, os mesmo problemas relatados por suas amigas na máquina de xerox. Era terrível!!!! Além de hiper desorganizado era uma fila absurda (coisa de 1 hora para xerocar alguns papéis) já que era apenas 1 local de xerox para a faculdade inteira, fora a grana que se gastava!
Também alertaram que é impossível impedir o download. Não existe essa tecnologia. Se uma imagem pode ser vista/lida na tela do computador ela poderá ser copiada. As pessoas podem inclusive fazer Printscreen, por mais que a qualidade não fique tão boa. Mas temos que prever e contar com isso. Pois é, debati isso ontem com meu namorado e realmente o download pode até ser impedido, mas o printscreen não. A resolução de visualização é que talvez impessa isso já para ele poder ver o arquivo em uma boa resolução ele deverá já ter feito a assinatura ou ou o pagamento.
O SITE DO IMAGEBANK, QUE COMERCIALIZA IMAGENS PARA PUBLICIDADE E AFINS IMPEDE QUE OS INTERNAUTAS USEM (PELO MENOS DIFICULTA) IMAGENS NÃO PAGAS. COMO? TODAS AS IMAGENS APARECEM COM UMA MARCA D´ÁGUA SOBRE A IMAGEM. É APENAS UMA EXPOSIÇÃO. QUANDO VC PAGA PELA IMAGEM OU É ASSINANTE, A IMAGEM APARECE LIVRE PARA USO. DEU PRA ENTENDER? PODÍAMOS FAZER ALGO DO TIPO. MESMO QUE A PESSOA FAÇA PRINTSCREEN, ELA NÃO CONSEGUIRIA LER DIREITO OS TEXTOS.
Gostei muito de td, não se pode fazer algo sem pesquisa. Dá um peso enorme ao projeto. Ótima a idéia da marca d’água tmb!
- Ocultar texto das mensagens anteriores -
Abaixo, listo nosso target e públicos de interesse (STEAKHOLDERS) do site. Para cada um deles há um objetivo e forma de relacionamento específicos:
ESTUDANTES/USUÁRIOS DO SERVIÇO
AUTORES
EDITORAS
UNIVERSIDADES
PROFESSORES
COMUNIDADE
PROSPECTS (empresas potenciais anunciantes)
É isso, amigos.
Vamos em frente.
Bjs e abs digitais,
Johnny Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário