10 de fevereiro de 2009

ALGUNS COMENTÁRIOS

Johnny, muito bacana a reportagem que vc postou!
Nela encontramos até a defesa da opção pelo setor acadêmico. Os gráficos indicam o perfil do e-consumidor como em sua maioria graduado ou em formação, além da faixa etária favorável ao "consumo de leitura".

Gente, vcs repararam que existe um setor referência na lateral direira do blog??!! :)))
Já existem alguns links lá, depois vejam! Alguns dos quais até a Karina citou tb!
Colocarei lá os novos links que vcs enviaram via post!

Beijão!

Ahhh! Postei comentários em alguns posts de vcs....ele fica escondido abaixo do post! Vejam também!!

Chegar às 8h, no próximo sábado

Galera, sugiro que nos reunamos às 8h, na aula do próximo sábado. Acho que seria importante nos encontrarmos antes para falarmos pessoalmente sobre nosso projeto, depois de tantas ideias e discussões. Deste modo, tenho certeza de que nossa apresentção para o PH e a turma será ainda melhor. Concordam? É um esforço que valerá a pena.
Abs,
Johnny

Reunião nesta 4ª feira, às 22h, pelo MSN

Equipe, amanhã temos nossa reunião virtual para alinharmos alguns pontos do nosso projeto. Li e reli tudo o que já escrevemos e tenho alguns comentários que poderemos discutir amanhã. Se for necessário, podemos nos ligar também. Espero todos amanhã, às 22h.

Valeu!

Blog já está sendo utilizado

Rossana e demais,

Escrevo para dizer que o Blog já está sendo utilizado. O que é ótimo. O E-mail do Grupo, criado também pela Rossana, idem.

Rossana, desculpe só responder agora ao seu e-mail pedindo para concentrar as respostas pessoais neste e-mail do grupo e utilizar mais o Blog. Não sei porque raios sua mensagem foi parar na minha lixeira do Gmail. Só consegui ler hoje. Tenha certeza de que seu trabalho não será em vão.

Só não entendi o sumiço da Flavyanna...? Ela tem falado com algum de vocês?

É só por hoje. Vou escrever pelo Blog.

Abs e bjs,
Johnny

A internet que dá dinheiro (cont.)


A internet que dá dinheiro (cont.)


A internet que dá dinheiro (cont.)


A internet que dá dinheiro (cont.)


A internet que dá dinheiro (cont.)


A internet que dá dinheiro (cont.)


A internet que dá dinheiro (cont.)


A internet que dá dinheiro (cont.)


A internet que dá dinheiro (cont.)


A internet que dá dinheiro 2


A internet que dá dinheiro 1


Materia sobre comercio eletrônico

Galera,
Daqui a pouco, vou enviar uma materia sobre comercio eletronico que poderá ajudar na formatação do nosso projeto de site.
Abs,
Johnny

Atualizando o bate papo...

Mas tenho uma dúvida crucial: pelo que entendi no mail do Johnny, nosso projeto trabalharia fundamentalmente com as universidades, não é? Porque lendo a discussão de vcs que vem em seguida, me deu a impressão de ser substituto das editoras e livrarias, não tão focado no mercado dentro das universidades. Acho legal afinarmos isso.. Ou, como eu não estava presente, posso ter entendido alguma coisa errada. Me ajudem, pls? J

Pensando no mercado editorial como um todo (do qual tenho algum conhecimento) as editoras estão paradas esperando alguma solução para isso. Quem chegar com uma idéia genial leva. Mas acho que a solução não é o dowload de livros porque vc não tem como levar o seu laptop para todos os lugares (segurança) e não é viável ler um livro inteiro no blackberry. O mercado aponta muito mais para ebooks, onde o conteúdo é produzido numa plataforma já específica para a leitura em pequenos "aparelhos" (como vcs podem ver nos links abaixo).

Dando a minha opinião, acho legar focarmos no mercado universitário. É um nicho. Diria até que o primeiro que fizer isso pode ganhar muita grana! (olha que beleza...). E no caso de alguém querer um livro inteiro a nossa parceria poderia ser com americanas.com ou submarino.com ou amazon.com. O usuário poderia clicar em um link que o levaria para o site de uma delas (com a qual firmássemos parceria) e, caso efetuasse a compra, nos receberíamos uma porcentagem.

Quanto ao foco, acho que podemos tentar desenvolver parcerias com todas as editoras. Assim, no caso de um professor pedir um livro X, de uma editora que não seja acadêmica, a gente poder ter acesso. Aliás, em relação a isso, tenho algumas considerações. Vou inserir um link no esquema do Johnny sobre isso...

Alguns links legais para discussão (e posterior post no blog)

http://www.ebookcult.com.br/

Kindle, o ebook da Amazon: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/01/28/amazon-aposta-que-seu-book-kindle-vai-substituir-obras-fisicas-754178913.asp

Um blog muito legal que eu achei: http://ebookpress.wordpress.com/

Ebooks são a febre na última feira de Frankfurt: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2008/10/16/e-books_sao_estrelas_da_feira_do_livro_de_frankfurt-585972423.asp

Matéria sobre o Sony reader: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1181898-EI4799,00.html

Vamos às considerações! Escrevi pensando apenas em mercado para universidades. Caso não seja essa a idéia, reconsiderarei, ok? Em rosa!

Bjs, K

 

NOME DO PROJETO: (a princípio, pensamos em deixar 2POS, porque o PH curtiu esse nome... mas é preciso defendê-lo, caso venhamos a ficar mesmo com ele. É preciso argumentar ou criar outro nome). É preciso averiguar se existe registro desse nome no site www.registros.com.br  Não sei bem se é esse o endereço. O PH mostrou em sala o caminho.

O link é http://registro.br/   e www.2pos.br encontra-se disponível. Falta o ok de todos para cadastrarmos! Penso que a defesa seria o fato de   2pos = to pós = para pós (traduzido) ou seja o que tem ali é conteúdo para pós qq coisa, ou seja pós o colégio, pós a faculdade, pós a aula, entende-se então que o que vai encontrar ali é o q te dará suporte para o estudo particular, independente. E aí, cola esta defesa?!

ACHEI ÓTIMA A DEFESA. POR MIM, O NOME ESTÁ APROVADO E PERFEITO. MAS, PRECISAMOS OUVIR O RESTO DO GRUPO.

O NOME É ÓTIMO E ESTÁ APROVADO. MEU RECEIO É A PALAVRA 'PÓS, E RESTINGIR DE ALGUMA FORMA O NOSSO PÚBLICO.

Acho o nome bem bacana, mas também tenho receio de dar a idéia de que é restrito a pós graduação...

 

OBJETIVO DO PROJETO: a que se pretende o site. Já escrevi algumas coisas no email anterior que podem ser usadas. O que pretendemos com o site criado.

Pretendemos fornecer material e suporte para que o usuário consiga não apenas complementar o conhecimento adquirido no curso que esteja fazendo (facul, colégio, curso, pos) como também adquirir novos conhecimentos.

SHOW, ROSSANA. OBJETIVO ESTÁ CLARO E SIMPLES. PODEMOS INCLUIR TAMBÉM QUE NOSSO OBJETIVO É DIFUNDIR DE FORMA AMPLA, ÁGIL, FÁCIL E MODENRA CONHECIMENTO... DISSEMINAR CULTURA/EDUCAÇÃO (NUM DISCURSO MAIS SOCIALMENTE RESPONSÁVEL).

Isso, é importante vendermos a idéia de disseminar informação e cultura para conseguirmos apoio governamental e corporativo em geral. Bela porta de entrada

Bacana

 

PERTINÊNCIA: explicar porque o projeto é interessante, qual sua pertinência. Aqui é a parte da fundamentação, defesa do site, mostrar que é algo diferente, inusitado, que possui demanda...enfim, temos que provar que o projeto vale a pena. "Vender" a idéia do site.

O projeto vale a pena pq vai otimizar tarefas, poupar tempo e dinheiro do aluno, organizar a vida dos professores e também dos alunos, valorizar  o trabalho dos autores (trazendo a "xerox" para a legalidade) e ser econômico para as editoras.

SHOW! A QUESTÃO DE TRAZER O ACESSO AOS CONTEÚDOS PARA A LEGALIZAÇÃO E, QUEM SABE, ATÉ AJUDAR CAUSAS EM PROL DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS (INCLUSIVE A INSERÇÃO DIGITAL) PODE SER O GRANDE BARATO DESTE PROJETO. DESTA FORMA, PODEMOS CONSEGUIR APOIOS DE OUTRAS ENTIDADES.

Esse é o fio da meada!

Perfeito! Substituiria apenas a última frase, dando mais ênfase à legalidade e à entrada das editoras nesse mercado – elas passariam a ter um lucro com essas "xeroxs".

Sugestão: O projeto vale a pena pq vai otimizar tarefas, poupar tempo e dinheiro do aluno, organizar a vida dos professores e também dos alunos, valorizar  o trabalho dos autores (trazendo a "xerox" para a legalidade) e levaria lucro às editoras com a venda de trechos.

 

COMO UTILIZAR: explicar de que forma será utilizado o site: como as pessoas acessam, como pagam pelos serviços, como se cadastram, como será feita a parceria com as editoras, com as universidades, com os autores. Como os usuários irão receber os capítulos ou livros que comprarem, etc.

Como pagam: pode ser feito de duas formas: 1) PRÉ-PAGO por cartão de crédito ou débito via web. Sendo que ele pode pagar apenas o que está solicitando ou fazer um saldo para futuras solicitações. 2 ) PÓS-PAGO. Acho que esta opção só será possível na entrega delivery. O modo de recebimento do produto tb acontecerá de duas formas: 1) VISUALIZAÇÃO APENAS PELA WEB. Neste caso o valor a ser cobrado é mais barato, ou não cobra-se um valor por página mas sim uma mensalidade sem limites de páginas. Temos que oferecer algum benefício para que a pessoa prefira visualizar pela net. 2) IMPRESSÃO DO ARQUIVO, sem a opção de download. Já as parcerias.... 

ACHO QUE A ENTREGA DELIVERY É COMPLICADA, EM TERMOS DE LOGÍSTICA E CUSTOS. TEMOS QUE DISCUTIR BEM ISSO ANTES DE PROPOR EM SALA. NA PRÁTICA, COMO ISSO IRIA OCORRER? QUANTOS ENTREGADORES/MOTOBOYS TERÍAMOS QUE TER PARA ENTREGAR OS IMPRESSOS NAS CASAS, FACULDADES, TRABALHOS DAS PESSOAS... O SERVIÇO DE DELIVERY NÃO É FÁCIL. HÁ UMA SÉRIE DE QUESTÕES ENVOLVIDAS, QUE ENVOLVEM CUSTOS ALTOS: SEGURO DO MOTOBOY, TEMPO DE ENTREGA, NÚMERO DE PEDIDOS...   TENHO UMA MATÉRIA QUE FALA SOBRE UMA LOJA DE ENTREGA DE FLORES E O GRANDE CALCANHAR DE AQUILES ERA A ENTREGA. E VEJAM: OS PEDIDOS ERAM MUITO ALTOS, MAS OS PREÇOS COBRADOS TAMBÉM.

ACHO QUE, DE INÍCIO, NÃO DEVEMOS PROPOR A ENTREGA PESSOAL DO MATERIAL. TEMOS QUE SER ADVOGADOS DO DIABO E PENSAR NAS POSSIBILIDADES DE "MERDA" QUE ISSO PODE GERAR PARA O NEGÓCIO. AFINAL, ESTAMOS FALANDO DE UMA EMPRESA QUE TERÁ FUNCIONÁRIOS.

IMAGEM SE UMA PESSOA QUER APENAS UM CAPÍTULO DE 10 PÁGINAS E PEDE PARA ENTREGAR... A PARTIR DE QUANTAS PÁGINAS A ENTREGA SERIA FEITA. O ENTREGADOR SUBIRIA MORRO OU ÁREAS DE RISCO (QUAIS NÃO SÃO NO RIO?)... SE FOR UMA SEMANA DE TEMPESTADE... HAVERÁ ENTREGA.... SE OCORRER ALGO COM O ENTREGADOR E O USUÁRIO NÃO RECEBER O MATERIAL PELO QUAL PAGOU? 

VAMOS QUEBRAR A CABEÇA... OU TIRAR ISSO COMO OPÇÃO, PELO MENOS NESTA PRIMEIRA FASE DO PROJETO.

DE INÍCIO, SUGIRO QUE NÃO TENHAMOS A OPÇÃO DE ENTREGA DELIVERY.

Não vejo problemas quanto à entrega de livros. Temos a barganha de sermos mais baratos e livro todo mundo entrega, repassamos os custos para o cliente. Agora, quanto aos textos e capítulos, somente o download...essa idéia cai então!!

Acho que, além do cartão de crédito, poderíamos oferecer um pagamento em cartão pré pago (nem todo mundo tem cartão de crédito). Vcs conhecem? Segue aqui o exemplo do Unibanco: http://www.megabonus.com.br/ncl/index.asp . Para quem não tem cartão de crédito é uma forma de ter como pagar.

Outra idéia é de elaborar formas de pagamento. Tipo mensal com direito a x páginas etc.

Quanto à entrega, poderíamos pensar em uma bancada, mesinha, guichê, qq coisa do gênero, dentro das universidades. E funcionamento tipo sedex 10. Se vc pede o material até às 16h da tarde de hj, pode receber o material amanhã a partir das 8h no guichê "2pos" da sua universidade. E é óbvio que teria um acréscimo no valor.... (tipo: valor com entrega e sem entrega)

 

ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO: qual será a estrutura do site, de que forma ele poderá ser "amigável", que seções apresentará...

Com as referências que postarei no Blog podemos ir pensando mais sobre isso. Eu penso em já ir fazendo e bolando um layout com a arquitetura do site e seu visual. Caso não importem-se!  Vou apresentando para vcs no decorrer para irem aprovando, criticando e opinando..

NINGUÉM MELHOR DO QUE VOCÊ, QUE É ARQUITETA, PARA MONTAR A ARQUITETURA DO SITE (SEM TROCADILHOS). VISUALMENTE, ACREDITO QUE VOCÊ FARÁ UM TRABALHO MELHOR DO QUE QUALQUER UM DE NÓS. PELO MENOS, MUITO MELHOR DO QUE EU.

EU NÃO SEI MEXER EM NENHUM SOFTWARE VISUAL (COREL, PHOTOSHOP, INDESIGN...)

POR MIM, É CONTIGO MESMO!!!

Um raff já estaria de bom tamanho para apresentarmos e rediscutirmos. Sei algo desses programas, mas longe de ser um expert! 

 

Também não entendo nada disso... Mas adoro dar opinião! J

 

EQUIPE (STAFF): para o projeto (temos que fazer um exercício de estimativa/projeções) quantos funcionários ou parceiros serão necessários. Por exemplo: quantos webdesigners? quantos operadores? quantos profissionais da área comercial? quantos entregadores? quantos profissionais para digitalizar os livros/capítulos.... enfim, qual vai ser a estrutura real, física e de pessoal que dará suporte à existência do site e de seus serviços. Nã é para ser um Plano de Negócios, com valores... nada disso. Apenas um "rascunho", um pensamento de como essa empresa/site seria estruturada em termos de pessoas. PUTS! :)

POIS É. TEMOS QUE PENSAR EM QUANTOS FUNCIONÁRIOS OU FREELANCERS TEREMOS PARA ESTA EMPRESA.

POSSO CITAR QUE TEREMOS QUE TER:

01 PROGRAMADOR/OPERADOR DO SITE

01 ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO PARA CUIDAR DOS TRÂMITES LEGAIS/ETC

01 COMERCIAL PARA CUIDAR DA PROSPECÇÃO DE PUBLICIDADE/AÇÕES

01 CONTATO PARA FAZER A INTERFACE COM AS EDITORAS/AUTORES/UNIVERSIDADES

01 GERENTE DE PRODUTO/COMUNICAÇÃO PARA CUIDAR DA IMAGEM/AÇÕES DO SITE

01 DIGITALIZADOR PARA FAZER A TRANSFERÊNCIA DOS ARQUIVOS EM TEXTO PARA ARQUIVO DIGITAL (QUANDO ESTES NÃO EXISTIREM)

01 PROFISSIONAL RESPONSÁVEL POR ENVIAR OS ARQUIVOS PARA OS E-MAILS DOS USUÁRIOS PAGANTES/ASSINANTES

NO MOMENTO, FOI O QUE PENSEI... SUGESTÕES?

Para começar é por aí mesmo, imagino. Acho que falta enquadrar a gente no expediente, o que cada um vai fazer no job, funções!

 Eu acho que para um primeiro esboço, é isso aí. Mas penso que teremos uma idéia real  de staff quando tivermos um desenho mais certo do projeto

 

PESQUISA (BENCHMARK): referências de outros sites parecidos (Amazon), no Brasil e no exterior, matérias, experiências outras....enfim, tudo que possa somar ao trabalho. Colar no blog as imagens e matérias... pesquisar a questão do universo acadêmico e editorial. Rafael conhece bastante sobre esse mercado.

Tudo o que está listado acima irá servir para montar um RELATÓRIO DO PROJETO. É disto que o PH precisa. Um documento que apresente, de forma didática e clara, quais sãos os objetivos do site, a finalidade, as metas. Missão, visão e valores deste negócio/empresa.

Ele havia dito que queria propostas que saíssem da "caixa". Ou seja, fugir do esquema "site de informações", "portal de informações" pura e simplesmente.

Ok, conheço o mercado editorial, as negociações, desde o autor ao ponto final. Queremos é oferecer o mesmo produto ao cliente, mas de maneira mais fácil e com um preço menor. Basicamente eliminando as porcentagens da distribuição e da livraria, o que dá 50% ou mais do valor da obra. Posso fazer um texto sobre mercado editorial, defendendo (bem) a nossa idéia! Poderia ficr co essa tarefa já pra sábado, entregaria na sexta-feira de manhã.

Mas, de novo, pelo que eu entendi, nós não substituiríamos as editoras, mas esse fornecimento de trechos. Acho que o fundamental é pensarmos que as editoras teriam uma nova fonte de receita.

Quanto às referências em sites, nacionais e estrangeiros, Alguém se candidata?! Que tal??!

Posso fazer essa pesquisa, mas acho que nesse caso, é a essência do nosso benchmark. Não dá para fechar em alguém apenas, acho que todos temos que fazer! E acontece naturalmente – eu mesma para poder responder esse mail já tive que fazer uma mini pesquisa e já recheei o mail de links....

 

PESQUISA COM O TARGET: ontem, conversei com 3 amigas universitárias e expus a idéia do site. Elas acharam muito bacana e disseram que teriam interesse em comprar os capítulos pelo site desde que os preços fossem mais em conta do que a quantia que costumam gastar com xerox. Uma delas disse que ja´gastou mais de R$ 50,00 numa semana com apenas uma disciplina, tamanho o número de xerox que precisou fazer.

Acho que seria válido criarmos um questionário/pesquisa para enviarmos aos nossos contatos e confirmarmos a aceitação do serviço por parte do público-final: os estudantes universitários.

Minhas amigas relataram alguns dos problemas que enfrentam nas cópias de xerox de universidades:

1) O texto colocado na pasta do professor é roubado por algum aluno, prejudicando os demais.

2) Partes do texto são arrancados por alguns alunos.

3) O local da xerox está cheio, confuso e o aluno perde tempo esperando ser atendido ou tem que voltar ao local para pegar o capítulo que mandou copiar.

Observação: uma amiga disse que na Estácio, há alguns professores (poucos ainda) que, além de disponibilizar o texto em uma pasta com o nome, também colocam o arquivo do texto numa página na internete ou intranet da universidade para que o aluno tenha as duas possibilidades de acesso. Temos que analisar como lidar com isso.

Iniciei uma pós na PUC no ano passado e lá funciona assim: Vc já pode pedir o material pelo site da universidade e pegar o material pronto (e pagar) na própria Xerox. Lá não existem mais as pastas com os textos – todos os textos já são digitalizados. O pedido é on line ou na hora, com um menino procurando o texto que vc quer no computador. Mas não existe o serviço de receber o material por email / blackberry etc. Vc ainda recebe no papel.

Uma idéia: podemos fazer uma pesquisa bacaninha com os amigos. Existe um site de pesquisa que a gente pode cadastrar as perguntas e eles dão porcentagens das respostas. Muito legal. Termos essa pesquisa pronta no sábado pode nos dar uma moral com o PH. Se organizarmos perguntas (todos mandam que perguntas acham pertinentes) ainda hj, eu amanhã mesmo cadastro no site e mando o link para vcs encaminharem para seus amigos/conhecidos. E aí na sexta a gente gera um relatório desse conteúdo. Pesquisa de mercado profissa pronta. Segue o site de pesquisa para vcs darem uma olhada: https://www.surveymonkey.com

Elas comentaram que um dos públicos que deve ser muito trabalhado para que o projeto dê certo são os professores. Acham que podemos enfrentar alguma resistência por parte deles. Temos que averiguar isso. Eu acho que os professores irão se amarrar pois será uma possibilidade de organização do próprio material deles, claro que tem aqueles que irão resistir por não saberem utilizar o computador e seus recursos, mas aí devemos fornecer na hora da parceria um suporte técnico sem custo adicional algum! Lá no fundão acontecia a mesma coisa, os mesmo problemas relatados por suas amigas na máquina de xerox. Era terrível!!!! Além de hiper desorganizado era uma fila absurda (coisa de 1 hora para xerocar alguns papéis) já que era apenas 1 local de xerox para a faculdade inteira, fora a grana que se gastava!

A idéia é de que os professores digitalizassem o material? Acho isso meio impossível de acontecer... Creio que nós teríamos que ter/buscar com o professor o material e digitalizar...

Também alertaram que é impossível impedir o download. Não existe essa tecnologia. Se uma imagem pode ser vista/lida na tela do computador ela poderá ser copiada. As pessoas podem inclusive fazer Printscreen, por mais que a qualidade não fique tão boa. Mas temos que prever e contar com isso. Pois é, debati isso ontem com meu namorado e realmente o download pode até ser impedido, mas o printscreen não. A resolução de visualização é que talvez impessa isso já para ele poder ver o arquivo em uma boa resolução ele deverá já ter feito a assinatura ou ou o pagamento.

O SITE DO IMAGEBANK, QUE COMERCIALIZA IMAGENS PARA PUBLICIDADE E AFINS IMPEDE QUE OS INTERNAUTAS USEM (PELO MENOS DIFICULTA) IMAGENS NÃO PAGAS. COMO? TODAS AS IMAGENS APARECEM COM UMA MARCA D´ÁGUA SOBRE A IMAGEM. É APENAS UMA EXPOSIÇÃO. QUANDO VC PAGA PELA IMAGEM OU É ASSINANTE, A IMAGEM APARECE LIVRE PARA USO. DEU PRA ENTENDER? PODÍAMOS FAZER ALGO DO TIPO. MESMO QUE A PESSOA FAÇA PRINTSCREEN, ELA NÃO CONSEGUIRIA LER DIREITO OS TEXTOS.

Gostei muito de td, não se pode fazer algo sem pesquisa. Dá um peso enorme ao projeto. Ótima a idéia da marca d'água tmb!

Imagino tb que um aluno pode comprar o material digitalizado e imprimir várias cópias para os amigos... O esquema da Xerox continuaria... Tipo o que acontece com música – um baixa para vários.

A idéia da marca d'água é interessante, mas tive uma outra idéia: no site que recolhe pesquisas feitas on line (que eu falei acima) caso vc responda um questionário pelo seu computador, vc não pode respondê-lo de novo pelo mesmo computador – de alguma forma ele guarda o seu IP. Acho que poderíamos usar essa tecnologia (no inverso dela) em nosso benefício. Tipo: Vc só pode abrir aquele link do seu computador ou blackberry. Vc cadastra no máximo dois IPs nos quais vc poderá abrir o seu conteúdo. Não sei como funciona essa tecnologia ao certo, mas acho que pode ser algo por aí.

 

Abaixo, listo nosso target e públicos de interesse (STEAKHOLDERS) do site. Para cada um deles há um objetivo e forma de relacionamento específicos:

ESTUDANTES/USUÁRIOS DO SERVIÇO

AUTORES

EDITORAS

UNIVERSIDADES

PROFESSORES

COMUNIDADE

PROSPECTS (empresas potenciais anunciantes)

 

PARCERIAS COM UNIVERSIDADES E EDITORAS:

Universidades:

Acho que a parceria deveria ser começar com os departamentos das universidades. As universidades são monstros e qualquer tipo de mudança demora séculos para ser implementada. Se fosse algo com os departamentos e professores (campanha de mkt mesmo, defendendo a legalidade e as vantagens do serviço) acho que ganharíamos tempo e agilidade. E penso tb que é fundamental uma campanha junto aos alunos (panfletagens, matérias em jornais internos etc) para que os próprios alunos pressionem os professores a fechar parceria com a gente e indicar os materiais a serem digitalizados e disponibilizados por nós.

 

Editoras:

Como já falei lá em cima, acho que poderíamos fechar uma parceria com todas as editoras – ou, óbvio, com o maior número possível. Para elas, isso é jogo, fonte de lucro nova. O máximo de custo que elas teriam seria encaminhar um exemplar do produto para a gente digitalizar. O lucro das editoras poderia vir num esquema de ranking. Tipo:

O pensamento é o seguinte: elas passariam a ganhar com algo que já acontece mas de forma ilegal.

 

 

PARCERIA COM CEDOC/ TV GLOBO:

 

Indexação e disponibilização (mediante pagamento) de materiais da emissora. A TVG temu um interesse muito grande no meio acadêmico (vide projeto Globo Universidade) e um acervo imenso de material que, atualmente, já é cedido para pesquisas acadêmicas. O aluno entra em contato direto com o projeto Globo Universidade para conseguir material para seu trabalho. Isso tem uma enorme demanda tanto que eles não fazem uma grande propaganda – e gera muito trabalho para eles. A gente poderia oferecer dentro do nosso site, partindo da idéia de fornecimento de conteúdo para pesquisa e trabalhos acadêmicos, trechos de adaptações literárias, matérias jornalísticas etc. Fazer essa mediação de alguma forma e, óbvio, ganhando alguma coisa com isso (eu teria que pensar melhor no como, surgiu essa idéia e eu resolvi jogar aqui. Seria uma forma de termos uma ligação com tv). Existe essa abertura dentro da TVG – tudo que acontece ou diz respeito ao meio acadêmico é do interesse deles formar parceria. Sei disso porque trabalhei cinco anos lá numa área ligada ao Globo Universidade.

 

 

LUCRO/RENDA:

Acho que as editoras entram no negócio mas não acho que por pouco dinheiro. Para se sustentar (porque cada download vai ter reverter em dinheiro para editora e, muitas vezes para o autor) acho que temos que contar com possíveis patrocinadores. Outra fonte de renda é acordo, como falei acima, com alguma dessas stores.com, para que se a venda do livro inteiro fosse concluída, a gente receberia de alguma forma por ter indicado o livro.

 

 

OUTRA IDÉIA:

Porque não organizar dentro do site um esquema de sebo. O livro q eu usei nesse período eu posso colocar para vender no sebo no período seguinte…

Notícia de hoje no Estadão

Bom dia, pessoal!! Segue o link sobre uma reportagem que saiu hoje no Estado de SP sobre um lançamento da Amazon para tentar bater o e-book do Google...ajuda a esclarecer sobre esse modelo de negócio e a nortear o nosso projeto...abçs, Rafael

DEBATE POR E-MAIL

Oi!!! Tô aqui, na pressão, como sempre. Achei ótima toda essa discussão. Conseguimos trazer a conversa para o papel e aprimorarmos ainda mais, bem legal. Seguem minhas observações em.......laranja!! (rs)...Ah, a coisa está tomando forma, acho legal consolidarmos para montar os tópicos do projeto, para apresentarmos na aula....cada um pode pegar uma parte para falar e tal...fiz uma sugestão de defesa nas minhas observações, leiam, pf.

Abcs!!

Rafael

Rossana,
Achei seus comentários superesclarecedores.
Olha só, pessoal. Em cima do que a Rossana escreveu, fiz meus adendos (EM VERMELHO).
Esperamos e precisamos da ajuda de vocês.
Valeu!
Johnny

2009/2/8 Rossana Beck <rossana.beck@gmail.com>
Olá gente!

Já fui comentando o e-mail do Johnny no próprio texto dele!
Estou vendo que organização e poder de síntese é coisa de jornalista!!! :)

Beijão
Rossana Beck

2009/2/8 Johnny Soares <johnnysoar@gmail.com>

Pessoal,

Como prometi, seguem os tópicos que devemos pensar e escrever para montar nosso projeto. O ideal é que cada um de nós escreva/defenda o projeto para que, depois, possamos formatar um texto único. Ou seja, todo mundo escreve sobre tudo, dá sua contribuição e, depois, um dos nossos 3 jornalistas compila e faz um texto só/final.

Com a visão de cada um, o trabalho ficará mais enriquecido.

À noite, vou scannear algumas matérias que já consegui e envio para colocar no Blog. Estou escrevendo da casa da minha irmã pois hoje é niver da minha mãe (em São Gonçalo).

Vamos lá:

NOME DO PROJETO: (a princípio, pensamos em deixar 2POS, porque o PH curtiu esse nome... mas é preciso defendê-lo, caso venhamos a ficar mesmo com ele. É preciso argumentar ou criar outro nome). É preciso averiguar se existe registro desse nome no site www.registros.com.br Não sei bem se é esse o endereço. O PH mostrou em sala o caminho.

O link é http://registro.br/ e www.2pos.br encontra-se disponível. Falta o ok de todos para cadastrarmos! Penso que a defesa seria o fato de 2pos = to pós = para pós (traduzido) ou seja o que tem ali é conteúdo para pós qq coisa, ou seja pós o colégio, pós a faculdade, pós a aula, entende-se então que o que vai encontrar ali é o q te dará suporte para o estudo particular, independente. E aí, cola esta defesa?!

ACHEI ÓTIMA A DEFESA. POR MIM, O NOME ESTÁ APROVADO E PERFEITO. MAS, PRECISAMOS OUVIR O RESTO DO GRUPO.

O NOME É ÓTIMO E ESTÁ APROVADO. MEU RECEIO É A PALAVRA ‘PÓS, E RESTINGIR DE ALGUMA FORMA O NOSSO PÚBLICO.


OBJETIVO DO PROJETO: a que se pretende o site. Já escrevi algumas coisas no email anterior que podem ser usadas. O que pretendemos com o site criado.

Pretendemos fornecer material e suporte para que o usuário consiga não apenas complementar o conhecimento adquirido no curso que esteja fazendo (facul, colégio, curso, pos) como também adquirir novos conhecimentos.

SHOW, ROSSANA. OBJETIVO ESTÁ CLARO E SIMPLES. PODEMOS INCLUIR TAMBÉM QUE NOSSO OBJETIVO É DIFUNDIR DE FORMA AMPLA, ÁGIL, FÁCIL E MODENRA CONHECIMENTO... DISSEMINAR CULTURA/EDUCAÇÃO (NUM DISCURSO MAIS SOCIALMENTE RESPONSÁVEL).

Isso, é importante vendermos a idéia de disseminar informação e cultura para conseguirmos apoio governamental e corporativo em geral. Bela porta de entrada

PERTINÊNCIA: explicar porque o projeto é interessante, qual sua pertinência. Aqui é a parte da fundamentação, defesa do site, mostrar que é algo diferente, inusitado, que possui demanda...enfim, temos que provar que o projeto vale a pena. "Vender" a idéia do site.

O projeto vale a pena pq vai otimizar tarefas, poupar tempo e dinheiro do aluno, organizar a vida dos professores e também dos alunos, valorizar o trabalho dos autores (trazendo a "xerox" para a legalidade) e ser econômico para as editoras.

SHOW! A QUESTÃO DE TRAZER O ACESSO AOS CONTEÚDOS PARA A LEGALIZAÇÃO E, QUEM SABE, ATÉ AJUDAR CAUSAS EM PROL DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS (INCLUSIVE A INSERÇÃO DIGITAL) PODE SER O GRANDE BARATO DESTE PROJETO. DESTA FORMA, PODEMOS CONSEGUIR APOIOS DE OUTRAS ENTIDADES.

Esse é o fio da meada!

COMO UTILIZAR: explicar de que forma será utilizado o site: como as pessoas acessam, como pagam pelos serviços, como se cadastram, como será feita a parceria com as editoras, com as universidades, com os autores. Como os usuários irão receber os capítulos ou livros que comprarem, etc.

Como pagam: pode ser feito de duas formas: 1) PRÉ-PAGO por cartão de crédito ou débito via web. Sendo que ele pode pagar apenas o que está solicitando ou fazer um saldo para futuras solicitações. 2 ) PÓS-PAGO. Acho que esta opção só será possível na entrega delivery. O modo de recebimento do produto tb acontecerá de duas formas: 1) VISUALIZAÇÃO APENAS PELA WEB. Neste caso o valor a ser cobrado é mais barato, ou não cobra-se um valor por página mas sim uma mensalidade sem limites de páginas. Temos que oferecer algum benefício para que a pessoa prefira visualizar pela net. 2) IMPRESSÃO DO ARQUIVO, sem a opção de download. Já as parcerias....

ACHO QUE A ENTREGA DELIVERY É COMPLICADA, EM TERMOS DE LOGÍSTICA E CUSTOS. TEMOS QUE DISCUTIR BEM ISSO ANTES DE PROPOR EM SALA. NA PRÁTICA, COMO ISSO IRIA OCORRER? QUANTOS ENTREGADORES/MOTOBOYS TERÍAMOS QUE TER PARA ENTREGAR OS IMPRESSOS NAS CASAS, FACULDADES, TRABALHOS DAS PESSOAS... O SERVIÇO DE DELIVERY NÃO É FÁCIL. HÁ UMA SÉRIE DE QUESTÕES ENVOLVIDAS, QUE ENVOLVEM CUSTOS ALTOS: SEGURO DO MOTOBOY, TEMPO DE ENTREGA, NÚMERO DE PEDIDOS... TENHO UMA MATÉRIA QUE FALA SOBRE UMA LOJA DE ENTREGA DE FLORES E O GRANDE CALCANHAR DE AQUILES ERA A ENTREGA. E VEJAM: OS PEDIDOS ERAM MUITO ALTOS, MAS OS PREÇOS COBRADOS TAMBÉM.

ACHO QUE, DE INÍCIO, NÃO DEVEMOS PROPOR A ENTREGA PESSOAL DO MATERIAL. TEMOS QUE SER ADVOGADOS DO DIABO E PENSAR NAS POSSIBILIDADES DE "MERDA" QUE ISSO PODE GERAR PARA O NEGÓCIO. AFINAL, ESTAMOS FALANDO DE UMA EMPRESA QUE TERÁ FUNCIONÁRIOS.

IMAGEM SE UMA PESSOA QUER APENAS UM CAPÍTULO DE 10 PÁGINAS E PEDE PARA ENTREGAR... A PARTIR DE QUANTAS PÁGINAS A ENTREGA SERIA FEITA. O ENTREGADOR SUBIRIA MORRO OU ÁREAS DE RISCO (QUAIS NÃO SÃO NO RIO?)... SE FOR UMA SEMANA DE TEMPESTADE... HAVERÁ ENTREGA.... SE OCORRER ALGO COM O ENTREGADOR E O USUÁRIO NÃO RECEBER O MATERIAL PELO QUAL PAGOU?

VAMOS QUEBRAR A CABEÇA... OU TIRAR ISSO COMO OPÇÃO, PELO MENOS NESTA PRIMEIRA FASE DO PROJETO.

DE INÍCIO, SUGIRO QUE NÃO TENHAMOS A OPÇÃO DE ENTREGA DELIVERY.

Não vejo problemas quanto à entrega de livros. Temos a barganha de sermos mais baratos e livro todo mundo entrega, repassamos os custos para o cliente. Agora, quanto aos textos e capítulos, somente o download...essa idéia cai então!!


ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO: qual será a estrutura do site, de que forma ele poderá ser "amigável", que seções apresentará...

Com as referências que postarei no Blog podemos ir pensando mais sobre isso. Eu penso em já ir fazendo e bolando um layout com a arquitetura do site e seu visual. Caso não importem-se! Vou apresentando para vcs no decorrer para irem aprovando, criticando e opinando..

NINGUÉM MELHOR DO QUE VOCÊ, QUE É ARQUITETA, PARA MONTAR A ARQUITETURA DO SITE (SEM TROCADILHOS). VISUALMENTE, ACREDITO QUE VOCÊ FARÁ UM TRABALHO MELHOR DO QUE QUALQUER UM DE NÓS. PELO MENOS, MUITO MELHOR DO QUE EU.

EU NÃO SEI MEXER EM NENHUM SOFTWARE VISUAL (COREL, PHOTOSHOP, INDESIGN...)

POR MIM, É CONTIGO MESMO!!!


Um raff já estaria de bom tamanho para apresentarmos e rediscutirmos. Sei algo desses programas, mas longe de ser um expert!

EQUIPE (STAFF): para o projeto (temos que fazer um exercício de estimativa/projeções) quantos funcionários ou parceiros serão necessários. Por exemplo: quantos webdesigners? quantos operadores? quantos profissionais da área comercial? quantos entregadores? quantos profissionais para digitalizar os livros/capítulos.... enfim, qual vai ser a estrutura real, física e de pessoal que dará suporte à existência do site e de seus serviços. Nã é para ser um Plano de Negócios, com valores... nada disso. Apenas um "rascunho", um pensamento de como essa empresa/site seria estruturada em termos de pessoas. PUTS! :)

POIS É. TEMOS QUE PENSAR EM QUANTOS FUNCIONÁRIOS OU FREELANCERS TEREMOS PARA ESTA EMPRESA.

POSSO CITAR QUE TEREMOS QUE TER:

01 PROGRAMADOR/OPERADOR DO SITE

01 ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO PARA CUIDAR DOS TRÂMITES LEGAIS/ETC

01 COMERCIAL PARA CUIDAR DA PROSPECÇÃO DE PUBLICIDADE/AÇÕES

01 CONTATO PARA FAZER A INTERFACE COM AS EDITORAS/AUTORES/UNIVERSIDADES

01 GERENTE DE PRODUTO/COMUNICAÇÃO PARA CUIDAR DA IMAGEM/AÇÕES DO SITE

01 DIGITALIZADOR PARA FAZER A TRANSFERÊNCIA DOS ARQUIVOS EM TEXTO PARA ARQUIVO DIGITAL (QUANDO ESTES NÃO EXISTIREM)

01 PROFISSIONAL RESPONSÁVEL POR ENVIAR OS ARQUIVOS PARA OS E-MAILS DOS USUÁRIOS PAGANTES/ASSINANTES

NO MOMENTO, FOI O QUE PENSEI... SUGESTÕES?

Para começar é por aí mesmo, imagino. Acho que falta enquadrar a gente no expediente, o que cada um vai fazer no job, funções!

PESQUISA (BENCHMARK): referências de outros sites parecidos (Amazon), no Brasil e no exterior, matérias, experiências outras....enfim, tudo que possa somar ao trabalho. Colar no blog as imagens e matérias... pesquisar a questão do universo acadêmico e editorial. Rafael conhece bastante sobre esse mercado.

Tudo o que está listado acima irá servir para montar um RELATÓRIO DO PROJETO. É disto que o PH precisa. Um documento que apresente, de forma didática e clara, quais sãos os objetivos do site, a finalidade, as metas. Missão, visão e valores deste negócio/empresa.

Ele havia dito que queria propostas que saíssem da "caixa". Ou seja, fugir do esquema "site de informações", "portal de informações" pura e simplesmente.

Ok, conheço o mercado editorial, as negociações, desde o autor ao ponto final. Queremos é oferecer o mesmo produto ao cliente, mas de maneira mais fácil e com um preço menor. Basicamente eliminando as porcentagens da distribuição e da livraria, o que dá 50% ou mais do valor da obra. Posso fazer um texto sobre mercado editorial, defendendo (bem) a nossa idéia! Poderia ficr co essa tarefa já pra sábado, entregaria na sexta-feira de manhã.

Quanto às referências em sites, nacionais e estrangeiros, Alguém se candidata?! Que tal??!

PESQUISA COM O TARGET: ontem, conversei com 3 amigas universitárias e expus a idéia do site. Elas acharam muito bacana e disseram que teriam interesse em comprar os capítulos pelo site desde que os preços fossem mais em conta do que a quantia que costumam gastar com xerox. Uma delas disse que ja´gastou mais de R$ 50,00 numa semana com apenas uma disciplina, tamanho o número de xerox que precisou fazer.

Acho que seria válido criarmos um questionário/pesquisa para enviarmos aos nossos contatos e confirmarmos a aceitação do serviço por parte do público-final: os estudantes universitários.

Minhas amigas relataram alguns dos problemas que enfrentam nas cópias de xerox de universidades:

1) O texto colocado na pasta do professor é roubado por algum aluno, prejudicando os demais.

2) Partes do texto são arrancados por alguns alunos.

3) O local da xerox está cheio, confuso e o aluno perde tempo esperando ser atendido ou tem que voltar ao local para pegar o capítulo que mandou copiar.

Observação: uma amiga disse que na Estácio, há alguns professores (poucos ainda) que, além de disponibilizar o texto em uma pasta com o nome, também colocam o arquivo do texto numa página na internete ou intranet da universidade para que o aluno tenha as duas possibilidades de acesso. Temos que analisar como lidar com isso.

Elas comentaram que um dos públicos que deve ser muito trabalhado para que o projeto dê certo são os professores. Acham que podemos enfrentar alguma resistência por parte deles. Temos que averiguar isso. Eu acho que os professores irão se amarrar pois será uma possibilidade de organização do próprio material deles, claro que tem aqueles que irão resistir por não saberem utilizar o computador e seus recursos, mas aí devemos fornecer na hora da parceria um suporte técnico sem custo adicional algum! Lá no fundão acontecia a mesma coisa, os mesmo problemas relatados por suas amigas na máquina de xerox. Era terrível!!!! Além de hiper desorganizado era uma fila absurda (coisa de 1 hora para xerocar alguns papéis) já que era apenas 1 local de xerox para a faculdade inteira, fora a grana que se gastava!

Também alertaram que é impossível impedir o download. Não existe essa tecnologia. Se uma imagem pode ser vista/lida na tela do computador ela poderá ser copiada. As pessoas podem inclusive fazer Printscreen, por mais que a qualidade não fique tão boa. Mas temos que prever e contar com isso. Pois é, debati isso ontem com meu namorado e realmente o download pode até ser impedido, mas o printscreen não. A resolução de visualização é que talvez impessa isso já para ele poder ver o arquivo em uma boa resolução ele deverá já ter feito a assinatura ou ou o pagamento.

O SITE DO IMAGEBANK, QUE COMERCIALIZA IMAGENS PARA PUBLICIDADE E AFINS IMPEDE QUE OS INTERNAUTAS USEM (PELO MENOS DIFICULTA) IMAGENS NÃO PAGAS. COMO? TODAS AS IMAGENS APARECEM COM UMA MARCA D´ÁGUA SOBRE A IMAGEM. É APENAS UMA EXPOSIÇÃO. QUANDO VC PAGA PELA IMAGEM OU É ASSINANTE, A IMAGEM APARECE LIVRE PARA USO. DEU PRA ENTENDER? PODÍAMOS FAZER ALGO DO TIPO. MESMO QUE A PESSOA FAÇA PRINTSCREEN, ELA NÃO CONSEGUIRIA LER DIREITO OS TEXTOS.

Gostei muito de td, não se pode fazer algo sem pesquisa. Dá um peso enorme ao projeto. Ótima a idéia da marca d’água tmb!

- Ocultar texto das mensagens anteriores -

Abaixo, listo nosso target e públicos de interesse (STEAKHOLDERS) do site. Para cada um deles há um objetivo e forma de relacionamento específicos:

ESTUDANTES/USUÁRIOS DO SERVIÇO

AUTORES

EDITORAS

UNIVERSIDADES

PROFESSORES

COMUNIDADE

PROSPECTS (empresas potenciais anunciantes)

É isso, amigos.

Vamos em frente.

Bjs e abs digitais,

Johnny Soares