11 de fevereiro de 2009

PAUTA PARA A REUNIÃO DE HOJE

NOME DO PROJETO:
O registro do nome e está ok para
www.2pos.com.br

pontos de discussão:
- mantemos ou não o nome?
- se sim, qual é a defesa?
- se não, idéias?


OBJETIVO DO PROJETO
Texto da Rossana aprovado por todos:
Pretendemos fornecer material e suporte para que o usuário consiga não apenas complementar o conhecimento adquirido no curso que esteja fazendo (facul, colégio, curso, pos) como também adquirir novos conhecimentos.

Pontos de discussão:
- trabalharemos com Xerox de trechos ou tb de livros inteiros
- alternativas para não utilizar Xerox de livros inteiros


PERTINÊNCIA:
Texto da Rossana aprovado por todos:
O projeto vale a pena pq vai otimizar tarefas, poupar tempo e dinheiro do aluno, organizar a vida dos professores e também dos alunos, valorizar o trabalho dos autores (trazendo a "xerox" para a legalidade) e levaria lucro às editoras com a venda de trechos.


COMO UTILIZAR:
Acho que aqui é o nosso gargalo. Principalmente pagamento e recebimento.
Pontos de discussão:
- Acesso
- Cadastro
- Pagamento (cartão de crédito, cartão pré-pago, pagamento mensal com desconto etc)
- Recebimento


ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO:
- rossana com a ajuda de todos


EQUIPE (STAFF):
Primeiro esboço:
01 programador/operador do site
01 administrativo/financeiro
01 comercial para cuidar da prospecção de publicidade / ações
01 contato para fazer a interface com as editoras/autores/universidades
01 gerente de produto/comunicação para cuidar da imagem/ações do site
01 digitalizador para fazer a transferência dos arquivos em texto para arquivo digital (quando estes não existirem)
01 profissional responsável por enviar os arquivos para os e-mails dos usuários pagantes/assinantes


PESQUISA (BENCHMARK):
Pontos importantes de pesquisa:
- mercado editorial (qual seria uma % adequada de recebimento por essas xerox?)
- mercado de xerox nas universidades (quanto custa uma Xerox PB e color em cada uma das universidades?)
- stores.com (mercado próximo / possibilidade de parceria)
- ebooks (tecnologia próxima)
- sistemas de delivery (se for esse o nosso caso)
- IBGE (acesso a internet. A pergunta aqui é quantos % dos alunos das universidades do RJ não tem computador em casa?)


PESQUISA COM O TARGET:
Que tal formularmos perguntas básicas e fazer nossa pesquisa informatizada e bonitinha no surveymonkey?

Target:
ESTUDANTES/USUÁRIOS DO SERVIÇO
AUTORES
EDITORAS
UNIVERSIDADES
PROFESSORES
COMUNIDADE
PROSPECTS (empresas potenciais anunciantes)


PARCERIAS COM UNIVERSIDADES E EDITORAS:
Como se dariam essas parcerias?

Pontos de discussão:
- listagem de universidades
- listagem de editoras



PARCERIA COM CEDOC/ TV GLOBO:
Acho que seria um plus interessante para a getne se colocar como um “2pos”, como um espaço de pesquisa, poderia inclusive tirar essa cara de “cmércio eletrônico”. Mas pode dar mais trabalho inicialmente além de sair do esboço original.


LUCRO/RENDA:

Patrocinadores? Quanto cobrar?


SEBO
Acho que não daria trabalho algum, e poderia ser um plus bacana dentro do escopo literatura...

Estou perdida...

Não cansegui colocar os links dos site que encontrei no local de referencias do blog se alguém puder fazer esse favor pra mim...Meu Deus !!!!Que vergonha eu já tive um blog desse e não consigo postar um limk.

Johnny, eu ainda não pude ler suas postagem mas o pouco que li deu para perceber que esse material é muito legal.

Até a Reunião

Observações sobre 2pos

Olá!!! Pessoal, sumi por alguns dias mas estou de volta.Estou sem computador... Li todos os e-mail do grupo e estou muito contenete com a idéia de todos, com certeza o trabalho vai ficar muito bom.Como fui a última a chegar não tenho muitas novidades, além de algumas observações e algumas pesquisas sobre o tema. observações:

1 No início não havia entendido o porque do nome 2pos, mas depois da explicação da Rossana entendi e gostei da idéia. Baseado nesse acontecido percebo que o nome 2pos talvez não seja entenido pelas pessoas o que nos levaria a fazer uma pequena explicação na publicidade do site. Isso resolveria o problema e o nome 2pos continuaria.

2 Nas estatisticas do IBGE na região sudeste ainda há muitos estudantes sem acesso a internet,principalmente a banda larga.No senso realizado em 2005 nem 50% dos estudantes da região sudeste com mais de 10 anos utilizam a internet,quando esse numero é feito apenas aos jovens não estudantes esse numero cai quase que pela metade. O que significa dizer que muitos desses jovens tem acesso a internet apenas nos seus locais de estudos. ( É preciso fazer essa pesquisa com mais detalhes filtrando só o Rio de janeiro ). A dificuldade seria oferecer um serviço de leitura on-line sem ter um sistema de entregas a domicilio que realmente funcione Pelo que entedi no bate papo por e-mail há uma dificuldade em fazer o delivery.Neste tipo de site o delivery é a solução para quem não dispõe da tecnologia e também para quem prefere fazer leitura no papel. Pegando a idéia da PUC, descrito pela karina, me acorreu a idéia de que deveria ter um ponto do 2pos nas faculdades onde os alunos reveberiam os textos solicitados no site.Poderiamos até fazer uma pequena apostila com todo o material necessário para aquele semestre.Esse ponto estratégico poderia ser a união entre a xeroz com o 2pos.Mesmo com serviço do 2pos na faculdade não pode faltar máquina de xeroz nem de impressão. Porque o serviço do 2pos é em torno dos livros, mas os alunos fazem trabalhos adêmicos que precisam de xeroz e de impressão como é o caso da monografia.Esclarecendo a idéia: o aluno pede pelo site e recebe na faculdade, assim todos terão acesso ao conteúdo do site.com esse sistema de entrga evita-se também todo o transtorno de se fazer entregas a vários pontos da cidade inclusive nas favelas.Da mesma forma seria a entrega dos livros acadêmicos comprados no site, sejam eles lançamentos,muito antigos ou usados.

Nas pesquisas feitas na internet descobri que esse nosso tema já vem sendo dicutidos.Vou analizar melhor o senso do IBGE focando apenas a cidade do Rio de Janeiro e postar as tabelas com os dados em destaques o vai facilitar o entendimento.

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=153200

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u338121.shtml

http://abt-br.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=82&Itemid=2

http://www.ebitempresa.com.br/sala_imprensa/bitNoticias/html/01novembro26_gazetamercantil2.htm

http://gjol.blogspot.com/2006/11/editoras-querem-combater-fotocpias-de.html

Encerro por aqui minhas observações e pesquisas, espero encontrar todos vocês na reunião.Vou tentar não me atrasar.

Flaviana